quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sarau da Ocupa recebe o escritor Sacolinha pra lançar seu mais novo livro Manteiga de Cacau


Venha se aquecer no calor humano do Sarau da Ocupa, no centro nervoso de São Paulo. O povo tem um encontro marcado na quarta-feira, 22 de agosto, a partir das 19h30, na Avenida São João, nº 588 (próximo a Galeria Olido), pra celebrar mais uma vez a sabedoria popular no melhor estilo ritmo e poesia que já se ouviu na praça.


Nesta noite, o Sarau vai acolher o escritor Sacolinha pro lançamento do seu mais novo livro Manteiga de Cacau. O livro apresenta doze contos que abordam as crises, os conflitos , os dramas e outros aspectos do universo masculino (sem ser excludente), assuntos que incomodam, mas são evitados ou que para disfaçar a preocupação acabam virando piadas.

"- Julia, é o seguinte: eu não sei dançar.
- Como assim não sabe dançar? [...] Todos nos enganamos, de uma forma ou de outra. A gente sabe dançar, mas é outro tipo de dança. [...] Todos nós, dessa classe social, já sabemos dançar desde o nascimento. [...] Estamos aqui nesse barzinho porque bailamos a semana inteira num serviço onde somos apenas máquinas produtoras, recebendo ordens por um mísero pagamento.
Aos poucos fui ficando relaxado. [...] o que é dançar num país onde, para o povo, felicidade é carnaval, futebol, um aparelho de TV e um crediário nas Casas Bahia.
- Todo brasileiro tem um pingo de indignação contra tudo isso aí [...]. Mas agora não é hora de discutir os problemas sociais do país, vamos dançar.", dialogo do conto Eu não sei dançar!, presente em Manteiga de Cacau, de Sacolinha

O escritor aponta já no prefácio que a pressão social de ser homem é um problema vísivel nas trajédias domésticas cotidianas. No lançamento, o livro será vendido a preço popular.

Desde suas primeiras publicações em projetos literários ousados e por isso mesmo importantes como Caros Amigos/Literatura Marginal, Ato III (2004), Sacolinha não parou de escrever e vem se tornando cada vez mais um escritor de mão cheia e com identidade própria. Escreveu outros títulos que tiveram repercussão e novas edições, teve textos traduzidos para o francês e espanhol, participou de várias antologias, escreveu prefácios, participou de revistas, escreveu dramaturgia, ganhou prêmios e mantém intensa atividade para divulgar sua obra como aulas, palestras e oficinas. Sua obstinação pela literatura fez ele ser o principal responsável pela Associação Cultural Literatura do Brasil, importante iniciativa de incentivo a literatura em Suzano, município onde o escritor reside e atualmente é Coordenador Literário pela Secretaria de Cultura. Sacolinha é um agitador cultural que tem as mãos em inúmeros projetos voltados para a literatura, sua devoção literária confunde-se com uma militância que é fonte de inspiração para novos escritores e escritoras que acreditam que a literatura é mais que a organização perfeita das palavras.

O Sarau também vai arrecadar alimentos pras famílias sem teto. Então, se puder, traga 1kg de alimento não perecível pra doação. Só não fique de fora!

Não esqueça a sua letra, poesia, rima ou ideia. Se preferir escolha ou faça na hora, sem deixar o ritmo e a poesia caírem. Em noite de Sarau, um banquete de livros é servido e fica sempre a disposição. Pode somar porque é tudo gente da gente, é tudo gente como a gente!

Confira quem passou pelo último Sarau da Ocupa, na noite em que o tambor falou mais alto e o Coletivo Cultural (Sarau) Poesia na Brasa chegou pro lançamento da Antologia Poética da Brasa, Volume IV.


 




























Afinal, a cultura é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário