segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mediação de leitura na São João

Quinzenalmente chega o dia de subir seis lances de escada pra chamar as crianças mais pequeninas para a mediação de leitura, que acontece lá no salão do Centro Cultural da Ocupação São João.
Antes de subir ao último andar, muitas já estão por ali, a pular, sorrir, e a puxar um assunto, seja a conversa que for.
Vamos descendo e passeando pelos andares para lembrar: “Quem mais falta chamar?
E assim todas se unem e descem as escadas em uma grande festa, sempre: faça chuva, sol, garoa ou ventania.
Lá embaixo, sempre tem algazarra. Cambalhota, bananeira, pulos, gritos. Tem briga também, com alguma criança chorando logo cedo.
Mas depois passa, criança é assim, sinceridade à flor da pele, em qualquer momento.
Logo elas se reúnem e sentam para começamos a história do dia.
Na semana passada levei um dos primeiros livros que li.“Flor de Maio”, conta a história de uma borboleta que tem uma parte da asa quebrada por conta de um jato de inseticida. E então ela vai precisar, além da coragem e da persistência, da ajuda de uma cigarra, uma formiga, uma coruja e um médico gafanhoto para consertar o pedacinho da asa, e que ela possa voltar a voar.
Ouvidos atentos e preocupação com o desfecho da história, que ficou um pouco longa e iremos retomar na semana que vem.


No final, estendemos um grande papel para ser preenchido com todas as cores possíveis de se obter na mistura da tinta guache.
Uma semana antes, foi a vez de lermos juntos o livro “Chico Mendes para crianças”, que conta para os pequenos a trajetória de Chico, suas lutas e obstáculos. 
As crianças ficaram inconformadas ao descobrir o que a ganância pode fazer...
No final, a Fernanda teve a ideia de reaproveitar as sobras de lápis apontados para fazermos uma colagem, em formato de árvores.
Semana que vem tem mais. 




Confira outras fotos dessas e outras atividades aqui:http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.328835873869600&type=1



Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Primeiramente, gostaria de parabeniza-los pelo trabalho Cultural feito em Sao Paulo. Tambem gostaria de obter maiores informacoes sobre os projetos e a possibilidade de estar enviando minhas informacoes por e-mail. Agradecendo desde ja,

    Edna

    ResponderExcluir