sábado, 7 de julho de 2012

Sarau da Ocupa recebe o Coletivo Cicas pruma noite de poesia e resistência cultural e social


Venha se aquecer no calor humanos do Sarau da Ocupa, no centro nervoso de São Paulo. O povo tem um encontro marcado na quarta-feira, 11 de junho, a partir das 19h30, na Avenida São João, nº 588 (próximo a Galeria Olido), pra celebrar a sabedoria popular no melhor estilo ritmo e poesia que já se ouviu na praça.
Neste dia, o Sarau vai acolher o Coletivo Cicas (Centro Inependente de Cultura Alternativa e Social) pro lançamento do livro e dvd A cultura em luta pela paz. No dia do lançamento, livro e dvd não serão vendidos, alguns exemplares serão sorteados pra quem tiver na casa.

Há 5 anos o Coletivo Cicas ocupou e recuperou um imóvel público abandonado no Jd. Julieta, na Vl. Guilherme, zona norte, e criou um centro cultural e social que é refência na região e na cidade. Localizado na Avenida do Poeta, o imóvel abandonado e sujo com muito esforço tomou a cara de um centro cultural, abrigando desde 2007 inúmeras ações culturais, mobilizando a comunidade e articulando coletivos. A Avenida do Poeta desde então erradia poesia! Em 2012, houve uma tentativa de despejar o Cicas do local. Agora, o espaço tá novamente ameaçado de despejo pela prefeitura de São Paulo. Venha saber por que e como somar na resistência.

"A Cultura em Luta pela Paz foi um projeto idealizado e escrito em maio à todo o conflito no qual o CICAS e todos se encontravam. O livro traz depoimentos e fotos de diversos colaboradores e complementa o documentário, que mostra uma parte da história do espaço e alguns dos grupos e indivíduos que contribuíram para fortalecer a resist~encia cultural - nesse e em outros locais que também sofrem ações de repressão por parte do poder público - com cenas filmadas pela equipe e imagens de arquivo registradas por diversas pessoas. Ambos são produções coletivas, feitas a várias mãos, e só se tronaram possíveis graças ao empenho e contribuição de muitas pessoas." - Em A cultura em luta ela paz, do Coletivo Cicas.

Assista o trailer do documentário A cultura em luta pela paz.

O Sarau também vai arrecadar alimentos pras famílias sem teto. Então, se puder, traga 1kg de alimento não perecível pra doação. Só não fique de fora!

Não esqueça a sua letra, poesia, rima ou ideia pra trocá! Se preferir escolha ou faça na hora, sem deixar o ritmo e a poesia caírem. Um banquete de livros fica sempre a disposição. Pode somar porque é tudo gente da gente, é tudo gente como a gente!

Confira quem passou pelo último Sarau da Ocupa, na noite em que a escritora, prosadora de mão cheia, Cidinha da Silva esteve lá pro lançamento do seu mais recente livro de crônicas Oh, margem! Reinventa os rios!.

Antonia, coordenadora pela FLM da Ocupação São João
Vozinha abriu o Sarau
Cidinha da Silva e seu mais recente livro Oh, Margem! Reinventa os rios
Alessandro Buzo gravou pro SP Cultura
e ainda disparou seus versos de apresentação
A pequena Munik leu versos de cordel
Cleber e Neto apresentaram suas rimas de denúncia
Edy Boy do Pandero e Augusto da Batalha da Leste rima-embolada
A pequena Ana Beatriz disparou poema do poeta do povo Solano Trindade
Lids Ramos do Sarau da Ademar na casa
Vidal França versou e dedilhou cações de protesto
Em noite de clássico, quem ganhou foi a poesia
Vandré caminhou pela moradia de dia e rimou à noite
A pequena Thalia e apresenta o poema Jacaré e Jacaroa
Amanda Prado do Zumbi Ocupa
Ruivo Lopes apresenta crônica de Cidinha da Silva
Mães e crianças sempre bem vindas
Renata Prado do Coletivo Marginaliaria
Em noite de clássico, quem ganhou foi a poesia
Rafael Marque
A pequena Laís leu versos de cordel
Duda apresentou sua cantoria
Todo mundo fez muito barulho pro poeta Binho
em solidariedade por ter seu Bar lacrado pela Prefeitura de SP
e ao Sarau do Binho que está sem espaço definitivo pra acontecer
Em noite de clássico, quem ganhou foi a poesia
A pequena Sandrinha mandou brasa com o poema Negro Elo
Gabriel disparou versos cortantes
Prescila versou sobre a Ocupação São João
Rapper Pirata do Fórum Hip Hop de SP
Banks Back Spin 27 anos dedicados ao Hip Hop
Marcelo versou e dedilhou na noite
Vivian versou poema da antologia do Sarau da Ademar
Melca entou o Canto de Ossanha pra fecha a noite

Quem tiver interesse pelos livros da autora pode escrever diretamente pra ela(cidinha.tridente@gmail.com) ou adquirir os livros na Livraria Suburbano Convicto, que fica na Rua Treze de Maio, nº 70, sobreloja, Bixiga. Especializada em literatura marginal periférica, a livraria além de abrigar o Sarau Suburbano oferece centenas de títulos das mais variadas áreas da literatura, cds e revistas de rap, roupas e acessórios e uma atenção especial de Alessadro Buzo e família suburbano convicto. Bora lá!

Clique nos links acima!

Afinal, a cultura é nossa e a estrutura reforça!

[Fotos Elaine Campos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário